Minha opção vegetariana

Caros Amigos

Apresento aqui apenas opções de pratos vegetarianos e veganos, porque este é o meu estilo de vida.

Quero lhes contar as razões que me motivaram a me tornar vegetariana há 6 anos.

Já há algum tempo vinha pensando em parar de comer carne, mas, achava praticamente impossível, porque eu sou gaúcha e o churrasco era minha comida preferida.

Comecei a me sensibilizar com o sacrifício dos animais e isso foi me estimulando a mudar meus hábitos alimentares.

Fui aconselhada por uma nutricionista, na época, que eu deveria comer peixes, porque segundo ela, eram a espécie com menor “evolução” no reino animal e eu apesar de não gostar muito de peixe, estava quase convencida disso.

Nesta época, meu falecido marido (Chico Anysio), estava atravessando um período muito difícil, graças ao enfisema pulmonar que ele tinha adquirido pelo terrível hábito de fumar. Crises respiratórias eram muito frequentes e várias internações aconteciam em função disso.

Certo dia, ele estava internado com muita dificuldade de respirar. Sem nada que eu pudesse fazer, sentei-me ao lado da cama segurando sua mão em sinal de apoio e carinho. Nessa hora, a televisão estava ligada (sem volume) e quando olhei, vi que passava um programa de pesca.

Em alto mar, os pescadores recolheram a rede e jogaram os peixes num grande tonel, sem água. Eles se debatiam desesperadamente. Nessa hora, olhei para o Chico, que sofria para respirar e olhei para os peixes que estavam morrendo asfixiados… Me dei conta, naquele momento, que a morte dos peixes é profundamente angustiante e cruel…

Foi então, que fiz uma promessa pra mim mesma, que eu nunca mais me alimentaria de nenhum tipo de animal, pois, não há forma mais ou menos cruel de morrer e eu não me sinto no direito de tirar a vida de ninguém pelo simples fato de gostar de comer alguma coisa.

No momento, venho me preparando para me tornar vegana, ou seja, não consumir nada com ovos, leite e nenhum derivado animal. Ainda não cheguei lá… tenho diminuído muito o consumo destes alimentos, mas não consegui parar, porque no Brasil, ainda é muito difícil encontrar alternativas e as que existem ainda são muito caras.

É um processo, no entanto, que estou trabalhando e que já tenho consciência da sua importância, devido às crueldades que são cometidas com os animais pela indústria leiteira e produtora de ovos.